10 dicas valiosas para quem quer se tornar uma pessoa desenvolvedora de software

Larissa Sales
5 min readAug 26, 2021

--

Apesar da graduação e experiência na área de tecnologia, me tornei desenvolvedora há pouco tempo. Alguns familiares e amigos perguntam com certa frequência como é o meu dia a dia no trabalho, e demonstram interesse em ingressar nesse universo. Por isso reuni aqui algumas dicas para ajudar quem está começando ou querendo começar a explorar essa área que tem bastante espaço para crescer :)

Quando iniciei minha carreira em TI, lá em 2012, a área de tecnologia era bem diferente do que é hoje. Os bootcamps e cursos online não eram aceitos como principal fonte de conhecimento para ingressar na área e as empresas pediam diploma universitário. Hoje, olhando para a demanda de profissionais e o quanto a área evoluiu, isso parece ultrapassado. Hoje em dia, o mercado de trabalho em tecnologia já se adaptou para encontrar profissionais. Ainda bem.

O mercado de tecnologia pode ser bem atrativo para pessoas que tem formação em outra área ou quem está no início da vida profissional, pois: existe uma demanda imensa de profissionais, os salários são bem legais já no início da carreira, muitas possibilidades de trabalhar daqui do Brasil com salários em Dólar ou Euro e até mesmo mudar de país.

Trabalhar com TI realmente traz muitos benefícios, mas requer dedicação na mesma proporção, então, chega de papo e anota essas dicas. 😉

Dica 1: Entenda sua motivação

Acredito que a motivação é um fator determinante para você seguir carreira na área de desenvolvimento de software. Trabalhar com desenvolvimento é muito difícil no começo, pois, você não sabe nem o que precisa saber para desempenhar o papel e então você pensa em estudar tudo e aí vem a frustação porque não consegue absorver todas as coisas. Além disso, você acha que vai sair codando loucamente já na primeira semana e vai resolver todos os problemas do mundo e isso tá longe de virar realidade. Acredite, todo mundo já passou por isso em algum momento. 😆

Por ter um grau de dificuldade alto no início — calma que fica mais fácil com o tempo — a motivação é extremamente importante. Se sua motivação for somente o dinheiro que a profissão oferece, sinto lhe dizer que sua carreira já está fadada à acabar antes mesmo de começar. Conheci muitos profissionais durante a minha trajetória que queriam se tornar pessoas desenvolvedoras ou até já atuavam como tal, cujo a motivação era somente o dinheiro e esses profissionais ou estagnaram em suas carreiras ou desistiram. Não estou dizendo que você não pode ter interesse no dinheiro, muito pelo contrário, você deve. Afinal, vendemos nosso tempo para comprar outras coisas não é mesmo?

Dica 2: Conheça seu tipo de aprendizagem

Parece óbvio, mas não é.

Muitas pessoas não conseguem absorver conhecimento porque tentam adquirir o conhecimento da forma errada. Cada um tem seu jeito de aprender, o meu predominante por exemplo, é o musical. Isso quer dizer que eu aprendo com vídeos, músicas, ouvindo alguém explicar etc.

É importante que você busque por conteúdos que sejam aderentes ao seu jeito de aprender, garanto que sua curva de aprendizagem será bem mais agradável. 😉

Dica 3: Organize sua rotina

TI no geral requer muitas horas de estudo, mesmo com faculdade, bootcamp, curso online etc. E esse estudo é infinito.

Tecnologia evolui, logo, você não pode parar de estudar nunca. Então será necessário que você encaixe na sua rotina um tempo para se dedicar aos estudos, mas calma, você não precisa ficar 4h por dia na frente do computador estudando, só se quiser e puder.

Lembre-se: constância é mais importante que quantidade.

Dica 4: Converse com profissionais mais experientes

Sei que é clichê falar em networking, mas é muito importante que você converse com profissionais mais experientes, primeiro porque você aprende muito, segundo porque existem várias formas diferentes de resolver um mesmo problema e terceiro porque te ajuda a enxergar os problemas de forma diferente.

Dica 5: Coma os fundamentos com farinha 😆

Linguagens de programação, frameworks e metodologias mudam o tempo todo, os fundamentos não.

Busque entender como funciona o computador, a internet, estrutura de dados e demais comportamentos como gerenciamento de memória, I/O e afins.

É fácil? Não. Mas a base sólida é mais importante que saber fazer algo sem saber o por quê.

Dica 6: Não tenha vergonha de perguntar

Pergunte, pergunte, pergunte!

Não tenha vergonha de não saber um conceito ou como resolver uma situação. Programação não é intuitiva no começo e se você não perguntar, não vai aprender.

Dica 7: Multidisciplinaridade é legal

Se você vem de outra área e acha que não poderá aproveitar nada do seu conhecimento anterior na função de pessoa desenvolvedora, tenho uma notícia:

Nem só de 0 e 1 vive uma pessoa desenvolvedora 👀, todo conhecimento adquirido em outras áreas da vida agregam na hora de desenvolver um software, acredite, desenvolvimento tem muito mais a ver com criatividade do que somente habilidades lógico-matemáticas.

Dica 8: Escolha sua tecnologia

Não tente aprender todas as super linguagens que prometem soluções milagrosas e a comunidade toda está usando.

É importante acompanhar o que acontece na comunidade? Sim.

É obrigatório saber todas as linguagens de programação? Não.

Se você conseguir dominar uma linguagem de programação, você já tem um bom caminho andado na aprendizagem de outra. No início da sua jornada, você precisa focar em uma linguagem só, isso já é bastante, acredite. Para a maioria das linguagens populares hoje o mercado de trabalho é parecido, portanto, não se preocupe muito em escolher a linguagem "certa".

Dica 9: Escreva, fale, ensine

Compartilhe o conhecimento que você está adquirindo. Você só vai saber o quanto seu conhecimento evoluiu quando precisar ensinar alguém.

Dica 10: Divirta-se

Aprender a programar precisa ser divertido, então, procure um lugar agradável para estudar. Trace metas possíveis de serem atingidas, comemore cada avanço e descanse. A profissão exige bastante concentração e você passará muitas horas na frente do computador, então, procure praticar atividades prazeirosas fora do momento de estudo e trabalho, sua mente agradece. 😉

Espero que esse artigo te ajude a se preparar para adentrar o mundo tech e que você seja muito feliz nessa jornada 😃

Até a próxima!

--

--

No responses yet