Precisamos falar sobre Qualidade de Software

Larissa Sales
3 min readDec 3, 2020

--

Boa parte da minha experiência com tecnologia foi na área de qualidade de software. E este é um tema pelo qual tenho muita estima.

Enquanto assumi o papel de engenheira de qualidade de software tive a oportunidade de trabalhar em diferentes companhias em diversos segmentos. E o que eu posso afirmar a vocês é que algumas empresas ainda não entenderam o que é qualidade de software!

Em todas as empresas que trabalhei, sejam elas adeptas de métodos ágeis ou cascata, o discurso é sempre o mesmo: “Queremos a melhor experiência para nossos clientes!” ou “Queremos um app/uma página/um sistema que seja l̶i̶v̶r̶e̶ de falhas ou que estas sejam mínimas”. Você pode pensar, óbvio que as empresas querem que seus sistemas não falhem Lari! Sim, isso é muito óbvio, mas o ponto é que o discurso e a prática nem sempre estão alinhados.

Por exemplo, quando a empresa segue o paradigma de desenvolvimento em cascata e o projeto atrasa, qual é a etapa que ela sacrifica para não atrasar ainda mais? Testes. Se a empresa é dos métodos ágeis, final de sprint, vai rolar um deploy em produção, mas tem uma tarefa pequena, simples que ainda não passou pelo QA, — ah, não impacta em nada se subir sem testes, é uma coisinha tão pequena — ela sobe sem testes.

Claro que os exemplos acima não são regra, pelo menos não deveriam, mas acontecem nas melhores empresas. Geralmente com muita frequência.

Ainda seguindo o raciocínio dos exemplos anteriores, quando a feature vai para produção e começa a mostrar os bugs que não existiriam se ela tivesse passado pelo time de qualidade, o primeiro a ser responsabilizado é o QA.

Pois é meus amigos.

Não é só do QA a responsabilidade de garantir a qualidade do software, esse profissional é sim o guardião da qualidade, mas não é somente dele essa missão.

A responsabilidade é de todos, desenvolvedores, product manager, marketing, designer etc.

A qualidade vai muito além de fazer um teste em uma feature x.

Na minha opinião, a qualidade começa lá na definição do produto de software. Um produto bem definido, bem desenhado, bem pensado, bem comunicado, muito provavelmente terá maior qualidade.

O que acontece em muitos lugares é o oposto disso, alguns querem entregar rápido para não ficar para trás na corrida pelo cliente, outros querem entregar logo porque é caro desenvolver software, então vamos fazer funcionar e depois a gente vê o que faz.

Esses erros são muito comuns, o ponto é que software sem qualidade é muito caro, não só pelo fator de correção de problemas, mas pelo fator marca, imagem da empresa.

De nada adianta, desenvolver uma aplicação em 3 meses (enquanto outros levam 12 meses) que não será escalável, terá muita indisponibilidade, entre outros problemas.

A quantidade e a gravidade dos problemas mancham a imagem da empresa e no final, fica muito mais caro que se tivesse levado 12 meses para desenvolver a aplicação.

E isso é responsabilidade de todos os envolvidos no processo.

Há alguns dias um amigo compartilhou uma notícia de falha de segurança nos sistemas do ministério da saúde e eu fiquei bastante preocupada, dados de milhões de brasileiros poderiam ser facilmente roubados, qualquer pessoa que entenda um pouquinho de web e html e esteja mal intencionada poderia ter acesso a esses dados.

Você pode estar pensando: “ Tá mas o que segurança da informação tem a ver com qualidade?”

Tudo.

A qualidade não está relacionada somente ao layout e funcionamento das aplicações. Está totalmente ligada à segurança da informação também, por isso é extremamente importante um pessoa desenvolvedora conhecer (mesmo que superficialmente) técnicas de segurança da informação, para que quando pensar em código, pense também em pontos de vulnerabilidade e assim desenvolva aplicações mais seguras.

Se tiverem interesse em saber mais sobre os riscos de segurança de aplicações web, recomendo a leitura do documento da OWASP (Open Web Application Security Project).

A qualidade deve ser parte da cultura da empresa, tem que estar no sangue da corporação, não basta somente o QA se preocupar com ela. Até porque, só fazer testes não garante qualidade.

Por hoje é só pessoal! :)

--

--